Previdência Social e INSS dão as boas-vindas aos 500 novos peritos médicos federais

6ff8988d-e299-4b13-b312-f44909d4be2b

Jornada de Integração promovida pelo Ministério da Previdência Social nesta terça (2) e quarta-feira (3), em Brasília, recebe os 500 novos peritos médicos federais aprovados em concurso realizado em 2025, após quase 15 anos sem contratações. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, participou da abertura. “O trabalho de vocês faz parte de uma magnífica operação para diminuir a fila, atender a população e fazer com que o cidadão receba uma resposta do Estado dentro de um prazo razoável”, afirmou.

O encontro tem como objetivo aproximar os novos profissionais dos gestores e representantes dos diversos ministérios que integram a seguridade social. Serão dois dias de diálogos, principalmente entre a perícia médica federal e o INSS, para fazer alinhamento estratégico e destacar a importante missão desses novos servidores.

Durante o evento, o atendimento humanizado teve um destaque especial. “Vocês irão atender várias pessoas, mas, com o passar do tempo, não percam a sensibilidade, não deixem que isso se torne um ato mecânico, automático”, enfatizou o ministro. Ele lembrou ainda que os novos médicos irão lidar com pessoas simples e que o trabalho deles irá aproximar a previdência daqueles que mais precisam. Enfatizou ainda a importância de se usar uma linguagem simples, para que todas as pessoas entendam.

Ao falar sobre o impacto do atendimento pericial na vida do cidadão, o secretário-executivo do MPS, Adroaldo Portal, deixou um recado aos presentes: “peço que reflitam sobre uma mensagem muito importante – o que o cidadão espera de cada um de vocês”. “Este é um evento de integração, para mostrar a esses jovens profissionais o Ministério da Previdência Social, o Departamento de Perícia Médica Federal. Esperamos que ao final desses dois dias, eles voltem para casa mais conscientes do que nunca da nobre missão que o Estado brasileiro está colocando nas mãos deles”, acrescentou.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Gilberto Waller, destacou a importância do trabalho integrado entre o instituto e a perícia médica federal. “Vocês são parte essencial de uma transformação, pois vão proporcionar condições mínimas de sobrevivência a quem mais precisa. Vocês deveriam ser chamados de médicos da cidadania”, afirmou. O presidente finalizou dizendo que o INSS espera muito dos 500 novos peritos. “Vocês serão responsáveis por transformar vidas por meio de sua análise, de um olhar carinhoso, de empatia e cuidado com o próximo. 

A posse desses novos profissionais visa fortalecer a capacidade de atendimento previdenciário e a garantia de maior eficiência na análise de benefícios e na qualidade do atendimento da perícia médica. “Todos nós temos a missão de defender esse grande sistema de justiça social, de combate à fome e da redução da desigualdade que é a Previdência Social”, destacou Wolney Queiroz.

Programação

Durante os dias 2 e 3 de setembro, estão previstas mesas de diálogos para que os novos peritos médicos federais entendam a dimensão do que é trabalhar como servidores do Governo Federal.

A abertura da Jornada de Integração contou com a participação de representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), do Ministério da Saúde (MS), do Supremo Tribunal Federal (STF), da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Concurso

O concurso público foi realizado em fevereiro deste ano, contemplando 250 vagas e formação de cadastro reserva, totalizando 500 vagas. Ao todo, 235 municípios serão atendidos, com foco nas regiões Norte e Nordeste, que concentram as maiores filas. Serão 88 peritos no Norte e 268 no Nordeste.

Com isso, a capacidade de atendimento do Norte vai crescer 46,56%, e a do Nordeste, 36,31%. No Centro-Oeste, o aumento será de 28%. No Sudeste e no Sul, regiões com maior número de peritos atualmente, os reforços representarão ganhos de 5,2% e 2,7%, respectivamente.

A carreira de Perito Médico Federal exige formação de nível superior e desempenha papel essencial no reconhecimento de direitos previdenciários e na concessão de benefícios como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Fonte: gov.br

Compartilhe

Inscreva-se na nossa newsletter

Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, atualizações sobre informações e artigos essenciais diretamente na sua caixa de entrada.