Instrução Normativa MPS/CRPS Nº 4, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2024
Altera a Instrução Normativa CRPS Nº 1/2022, que disciplina as regras, procedimentos e rotinas necessárias à efetiva aplicação das normas de direito previdenciário no âmbito do Conselho de Recursos da Previdência Social.
A PRESIDENTE DO CONSELHO DE RECURSOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL – CRPS, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelos arts. 6º, inciso I, e 18, inciso IX, ambos do Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social – RICRPS, e considerando o processo SEI 10128.013878/2024-16,
Resolve:
Art. 1º A Instrução Normativa CRPS nº 1, de 28 de dezembro de 2022, passa a vigorar com as seguintes alterações:
“Art. 76. …….
§ 1º ……..
……..
a) anexar relatório da análise sobre a validação de contribuição realizada como Facultativo Baixa Renda – FBR;
§ 4º ……..
d) sobre a necessidade de complementar, caso haja interesse do requerente, a contribuição como contribuinte individual ou facultativo feita em valor inferior ao limite mínimo mensal do salário de contribuição há menos de 5 (cinco) anos, observado o art. 77; e
e) sobre a necessidade, para competências posteriores a outubro de 2019, de o segurado, inclusive o empregado, o empregado doméstico e o trabalhador avulso, caso haja interesse do requerente e observado o art. 19-E do Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999:
1. complementar a contribuição inferior ao limite mínimo mensal do salário de contribuição;
2. utilizar o excedente do salário de contribuição de uma competência em outra; ou
3. agrupar os salários de contribuição inferior ao limite mínimo mensal do salário de contribuição de diferentes competências.
……
§ 9º As diligências prévias ou preliminares elencadas no § 2º deverão tramitar pelo Grupo de Colaboradores em Diligências – GCD antes de serem encaminhadas ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, observado o disposto no art. 72-A.” (NR)
“Art. 86. ……..
Parágrafo único. No caso de o Conselheiro observar que foi juntado documento nos canais remotos do INSS, no prazo previsto no art. 35, § 1º do RICRPS, deverá ser analisado o documento, na própria sessão de julgamento ou na sessão subsequente.” (NR)
“Art. 87-D. No julgamento de recursos contra indeferimento e cessação de benefício por matéria médica, a ausência de documentos médicos acarretará no não conhecimento do recurso, nos termos do art. 57, inciso VI, do Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social.
I – nos casos de indeferimento do benefício por motivo médico, o documento médico anexado ao requerimento recursal, ainda que emitido anteriormente à interposição do recurso;
II – nos casos de cessação do benefício por motivo médico, o documento médico anexado ao requerimento recursal, desde que emitido após a data de cessação do benefício – DCB, se reconhecida pela Perícia Médica Federal a totalidade do período de incapacidade pleiteado; e
III – nos casos de cessação do benefício por motivo médico, o documento médico anexado ao requerimento recursal, ainda que emitido antes da data de cessação do benefício – DCB, se não reconhecida pela Perícia Médica Federal a totalidade do período de incapacidade pleiteado.” (NR)
“Art. 87-F. …….
Parágrafo único. O disposto no caput se aplica ainda:
I – aos incidentes processuais nas decisões de inadmissão ou, ainda que admitidos, de rejeição ou de não provimento; e
II – ao recurso ordinário, cujo objeto verse exclusivamente sobre matéria médica, em que a manifestação médico-pericial, em sede recursal, corrobore a decisão do INSS que cessou o benefício por incapacidade.” (NR)
“Art. 92. …….
Parágrafo único. O disposto no caput aplica-se também aos recursos de aposentadoria de pessoa com deficiência, regulada pela Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.” (NR)
Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.
ANA CRISTINA VIANA SILVEIRA
Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos, atualizações sobre informações e artigos essenciais diretamente na sua caixa de entrada.
© 2024 ID Previdenciário – Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por Agência GW